7 de setembro de 2009

Dupla catarinense vence o Rallye da Independência na categoria carro graduado.
Depois de dois dias de muita adrenalina e mais de 400 Km rodados foi encerrado na tarde deste domingo (6 de setembro) mais uma edição do Rallye da Independência. A prova contou com a participação de cerca de 170 competidores na categoria carros entre inscritos e convidados e 55 motos. Foram dois dias de muita emoção marcado pelas trilhas difíceis e muito escorregadias devido as fortes chuvas que aconteceram antes das etapas.

A prova de 2009 foi uma das mais competitivas na categoria carro graduado já que contou com cerca de 30 participantes com grande nível técnico, vindos de várias regiões do Brasil como São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais e Rio de Janeiro que enfrentaram muita lama por todo o percurso da prova.

Na categoria CARRO GRADUADO, o prêmio de campeão foi para a dupla catarinense Anatalicio Fagundes e Idali Bosse de Balneário de Camburiu (SC) que nos dois dias de prova perderam 69 pontos, seguidos pela dupla de São José do Rio Preto Téo Zanelato e Evandro Gudini de São José do Rio Preto (SP) com 86 pontos e a dupla Iran Vicente de Paula e José Eduardo Machado de Paula de Sumaré (SP) com 88 pontos.

Na categoria CARRO ESPECIAL o prêmio de campeão foi para a dupla de Cedral (SP) Renato Luis Marcato e Leandro Paulo Marcado com 303 pontos, seguidos pelos Riopretenses Fioravanta Stucchi e Andrei Vetorelli com 307 pontos e Ricardo Molina Pagliarini e Pailo Victor Figorelli com 339 pontos.

Já na categoria TURISMO o prêmio ficou para a dupla Manuel Carlos Mazza Liebana Torres
e o navegador André Maia Liebana Torres de São José do Rio Preto (SP) com 585 pontos seguindos por Marcus Vinicius Franzotti e Ricardo Aparecido Felix de Potirendaba (SP) com 626 pontos e Sergio Confortini e Sergio Luis Prado Confortini de São José do Rio Preto (SP) com 780 pontos.

Conforme as informações da organização da prova, os resultados de 2009 superaram as expectativas quanto ao número de inscritos principalmente pelo Rallye da Independência ter atraído dezenas de competidores de outras cidades. "Preparamos a prova deste ano para ser um evento nacional e conseguimos isto, todos os competidores elogiaram a prova como um todo e o nível técnico exigido, agora vamos começar a partir de amanhã os preparativos para o Rallye da Independência 2010 que será realizado nos dias 4 e 5 de setembro" completa Antônio Molina, diretor da prova e presidente da Associação de Esportes Motorizados. O resultado completo da prova poderá ser acessado pelo site http://www.rallyedaindependencia.com.br/ a partir da tarde do dia 7 de setembro.

Motos desbravaram 400 km de trilhas
Cinquenta e cinco motociclistas desbravaram as trilhas do Rallye da Independência, o percurso foi ainda mais difícil para a categoria já que a trilha estava muito escorregadia exigindo muita cautela e técnica pelos 400 km de percurso. A categoria teve vários competidores vindos de várias regiões do Brasil seguindo a categoria Carros tendo participantes de São Paulo, Paraná e Minas Gerais.

Na categoria MOTO GRADUADO o troféu de primeiro colocado ficou com Gerson Brandit de São José do Rio Preto (SP) com 155 pontos seguidos por Humberto Ricardo Gonçalves de Maringá (PR) com 188 pontos e ricardo Ogata de Martinóplis (SP) com 217 pontos. Na categoria MOTO ESPECIAL o troféu de primeiro colocado ficou com Celso Vanzo de São José do Rio Preto (SP) com 178 pontos seguidos por Pedro Leandro Garcia de São José do Rio Preto (SP) com 229 pontos e Miguel Archanjo Volpato de Charqueada (SP) com 326 pontos.

Já a categoria MOTO TURISMO teve como vencedores os Riopretenses Reginaldo Latorre com a 1ª colocação e 202 pontos, Carlos Roberto Mantovan com a 2ª colocação e 528 pontos e Lincoln Matheus Santos Pelarin com a 3ª colocação e 939 pontos.

Dificuldade elevada
A prova teve seu nível de dificuldade muito elevada devido às fortes chuvas na região de São José do Rio Preto nas madrugadas de sexta e sábado deixando a trilha escorregadia e criando grande atoleiros em vários trechos, vários competidores atolaram seus veículos e necessitaram do auxílio de outros competidores e das equipes de controle de prova, com isso mais de 20 veículos abandonaram a prova durante o percurso. “A chuva foi tão forte nos últimos 30 km da prova que tivemos que cancelar os dois últimos PCs” diz Jorge Sobradiel, diretor de técnico da equipe Independência Off-road.

"Mesmo com a chuva que caiu durante a madrugada que criou a dificuldade para os competidores, temos que ver o lado positivo da coisa, a previsão era de "chuva de caneca" para todo o domingo, o que não ocorreu, daí sim teríamos muito mais trabalho para desatolar todos" brinca Carlinhos diretor de percurso do Independência.

Iniciantes “penaram”, mas chegaram.
A categoria turismo-light que é formada por competidores que nunca participaram de provas off-road não decepcionou, enfrentaram a prova como campeões e percorreram todo o percurso da prova com cerca de 400 km mesmo com todas as dificuldades do trecho devido às chuvas. É o caso da equipe vencedora da categoria André do Amaral Escobar (piloto), Ricardo Valezi Lucera (navegador) e Henrique Fogranholi de Oliveira (Zequinha) que vieram de São Paulo (capital) e nunca tinham participado de uma prova de regularidade e perderam 1.000 pontos. “Amamos, vamos voltar em 2010” diz o navegador Ricardo logo após a premiação. “Não esperávamos ganhar, sabíamos que estaríamos bem colocados pois seguimos a planilha a ferro e fogo mas o troféu de vencedores foi uma surpresa” completam Ricardo e Henrique.

Fazendo valer o esforço dos competidores, a organização premiou com troféus até o décimo colocado na categoria e os colocados seguido dos vencedores foram Claudinei Mendes e Valdeir Furquin de São José do Rio Preto (SP) com a 2ª colocação, Filipe Sales de Oliveira e Clara Lucia Nacif de Tabapuã (SP) com a 3ª colocação, Camila Machado Wintruff e Helmut Wintruff Koller de São José do Rio Preto (SP) com a 4ª colocação, Edjiorgio Edluz Maia de São José do Rio Preto com a 5ª colocação, Lais David Amaral e Ana Paula Souza Alves Queiroz de São José do Rio Preto (SP) com a 6ª colocação e única dupla feminina premiada em todas as categorias, Marcos Antonio Russo e Gabriel Dantas Floriano de São José do Rio Preto com a 7ª colocação, Marcos Antônio Floriano e Gustavo Dantas Floriano de São José do Rio Preto (SP) com a 8ª colocação, André Camilo Groctroistri e Diego Bernardo dos Santos de São José do Rio Preto (SP) com a 9ª colocação e finalizando Wendell Hamilton Bernardes e Rogério Ezidio Carvalho Ferreira de São José do Rio Preto com a 10ª colocação.

Novidades para 2010
Para 2010 a organização da prova prevê um aumento significativo de participantes vindos de outras cidades até mesmo pela promoção da prova que será realizada e a renovação da cobertura do evento com os parceiros de 2009. Alem disso cogita-se ainda a criação de mais categorias para a vigésima primeira edição do Rallye da Independência como Carro Graduado 4x4 e Quadriciclos já que houve uma grande procura por tal categoria.
Mantendo a tradição da primeira etapa da competição ter como parada uma cidade da região de São José do Rio Preto, já existem 2 cidades que se candidataram para acolher o evento e em breve será divulgado o destino da prova.

Socorro aos participantes
Vários competidores se beneficiaram do serviço de guincho gratuíto oferecido pela MAPFRE seguros, patrocinadora oficial do Rallye da Independência. Os veículos que necessitavam de auxílio eram deslocados até as rodovias para acesso dos guinchos, que rebocavam os competidores até São José do Rio Preto.

4 comentários:

  1. Estão todos de parabéns pela prova!! foi muito show, so fica minha reclamação, seria o ideal fazer uma planilha para cada categoria, no sentido de somente mudar o valor da velocidade que cada um deve seguir, poxa ja é o 5 ano que vou no rally e todo ano da mesmo duvida! niguem sabe se é velocidade de chuva ou velo de graduado, especial!!!!! Fica aqui minha reclamação do Piloto que ficou em 3 lugar na especial e digo que nÃo ganhei pois minha planilha foi toda marcada com os valores da velocidade da graduada, pois moça que não sei o nome saiu informando que especial era a velocidade de cima!! poxa a gente gasta um tempo lascado pra ficar na calculando os tempos para ter uma referência e chega na hora da prova não pude usar um calculo siquer pois passaram informação errada(isso para eu e mais um monte de gente)!! Fica ai a prova que no segundo dia, fiquei em 1 na especial, pois calculei e marquei na minha planilha com valores certos!!!nem que seja um simples marcação com um G um E e Um T na frente das velocidades para parar com esse problema!! Desculpe o desabafo! Ricardo M. Pagliarini

    ResponderExcluir
  2. Só posso dizer que foi demais a prova, o nível com as chuvas de sábado e domingo exigiram muito dos 4x2 e da light, pois 4x4 tinham a obrigação de passar no atoleiro... Tinham, mas quem passou mesmo foi o focus 261 guerreiro de Sampa, "nóis detonamos a parada", André pilotou muito, Ricardinho foi show na navegação, e eu, Henrique, o melhor zequinha de 2009! Os melhores da turismo light 2009! Parabéns para todos os participantes do RDI 2009! Ah, já lembrando, uma consideração especialíssima pra Camila do celta 263, essa mina pilota MUITO, dá canseira em muito barbado, deveria ser a segunda colocada, pois os segundo e terceiro da turismo light ESTAVAM COM GPS e NÂO foram pegos na vistoria, ela (e o pai, sr. Helmut, muito bom na navegação, diga-se) é a segunda colocada, e ponto final. Abraços a todos, aguardo-os para 2010, muita adrenalama na veia; e Camila, beijão, você também é campeã! Espero vê-la em 2010!

    Henrique F. de Oliveira, zequinha campeão de 2009!

    ResponderExcluir
  3. foi show, a prova excepcional a melhor dos ultimos anos, pena q tivemos problema com o carro no sabado e tivemos q voltar a Catanduva e trocar de carro no meio da prova, ai foi só curtição, pois não dava mais pra buscar os primeiros lugares, a uníca coisa chata foi na chegada em Olímpia que não deixavam entrar com bebidas. pois eles queriam vender la dentro,e com isso causou um pequeno barraco, mas no final valeu, só peço para que no ano de vem deixem todos sem excessão entrar com suas bebidas para acampar como sempre foi até o ano passado, ok.
    Ahh, o ano que vem com certaza estaremos com carro novo pra não ter problema e ai dar trabalho di novo na especial..

    Vagner Leal o Bidú

    ResponderExcluir
  4. Tudo muito lindo, um show de fato, mas infelizmente em olimpia alguns caras barbarizaram, pois se não podia entrar com bebidas os caras levaram mulheres de boate para fazer strip em cima da picape e ainda por cima colocaram o som numa altura impossivel o que não deixou ninguem dormir, tudo bem que comping e sempre uma loucura , mas existem limites e haviam muitas familias ali e isso pegou muito mal no ano que vem fico num hotel mas acho bom avisar, pois ali faltou pouco para não sair uma puta briga que com certeza não seria uma boa propaganda para o evento.

    ResponderExcluir